Os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento de um sujeito. Durante toda a nossa vida, acontece no cérebro humano o que chamamos de conexões neurais, que tem seu auge durante os 3 primeiros anos. Esse texto busca explanar sobre marcos do desenvolvimento social, motor e sensorial da criança.
É importante compreender que para o desenvolvimento adequado da integração sensorial, precisamos ofertar uma quantidade adequada de estímulos com qualidade. A primeira via de comunicação entre o cérebro e o ambiente são os sentidos, sendo assim o desenvolvimento de uma criança depende não apenas dos fatores biológicos, mas também dos fatores ambientais, ou seja, um ambiente rico em estímulos é favorável para o desenvolvimento global da criança.
A primeira interação social da criança acontece com a mãe, através da troca de olhares durante a amamentação. É uma etapa fundamental para a estruturação da comunicação da criança. A partir deste primeiro contato que o interesse vai aumentando, até surgirem os primeiros bulbucios que são significados pelos pais e assim, pela repetição e apropriação da criança, se tornam as primeiras palavras com sentido.
O desenvolvimento motor inicia-se a partir do controle da cabeça e segue para membros inferiores. Dos 6 a 8 meses a criança já consegue sentar sem apoio e dos 12 aos 15 meses adquire a habilidade de andar sem apoio. Lembrando que todo o desenvolvimento acontece singularmente.
Detectar incoerências em um período que o cérebro está em alta condição de plasticidade pode significar a prevenção ou recuperação de atrasos no desenvolvimento.
Vanessa da Silva Bolzan
Terapeuta Ocupacional
Bárbara Melissa Pereira da Silva
Fonoaudióloga