Psicopedagogia

Psicopedagogia

A aprendizagem é um ato complexo, envolve condições cognitivas, sociais e afetivas. A psicopedagogia procura compreender como se aprende, quais dificuldades podem surgir neste processo e como potencializar o aprendizado, tornando a criança/adolescente atuante na sua aprendizagem.

 

O olhar do psicopedagogo sobre o indivíduo que está aprendendo é   como o símbolo da Psicopedagogia, a “Fita de Möbius”, que é composta por três fitas torcidas e ligadas pelas extremidades. As voltas da fita representam o processo de aprendizagem do indivíduo, a bolinha central representa o novo conhecimento sendo adquirido e a bolinha vermelha da parte externa representa as mudanças que este conhecimento possibilita.

 

A psicopedagogia se utiliza do brincar, dos jogos, dos conteúdos escolares, dos eletrônicos, das artes para oferecer a este corpo aprendente todas as possibilidades de compreensão e expressão.

 

O ato de aprender parte do desejo de aprender e é para toda a vida!

 


PROFISSIONAIS

Alexsandra Kremer Leal – Abpp 1383/14 – Psicopedagoga Clínica e Institucional

Bacharel em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Feevale
Curso de Aprofundamento em Psicopedagogia e Neurociências. Formação em Autismo e Atendimento Educacional Especializado pelo Instituto Itard.
Psicopedagoga Clínica em instituições privadas. Psicopedagoga Clínica na APAE de Estância Velha desde 2014. Especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana (em andamento).

 

Janete Cristiane Petry – Abpp-RS 0561-10 – Psicopedagoga Clínica e Institucional
Graduada em Pedagogia – Hab. Ensino Médio e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Educação de Taquara-RS. Especialização em Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Instituto de Educação de Ivoti – RS. Formação Continuada em “ Contribuições da Psicopedagogia Clínica ante o Diagnóstico de TDA-TDAH” e “ Autorias Vocacionais” pelo Espaço Psicopedagógico de Buenos Aires e “Clínica Interdisciplinar dos Problemas do Desenvolvimento” pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre-RS. Capacitação em ABA e Estratégias Naturalistas (Instituto Singular). Curso Básico de Integração Sensorial e  Avaliação à Intervenção no Transtorno do Espectro Autista (Child Behavior Institute of Miami).  Formação em Psicopatologia na Infância e Adolescência pelo SECAD/Artmed.   Experiência como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente fazendo formação em Psicopedagogia Clínica Psicanalítica pelo EPLA (Espaço Psicanalítico Latino-Americano). Coordenadora do Espaço Dom Quixote desde 2013

 

Michellen Fernandes – Psicopedagoga Clínica e Institucional

Graduada em Pedagogia pela Uniasselvi. Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional  pela Unilasalle e Dislexia e distúrbios da leitura e da escrita pela Unyleya. Certificação em Neurociência da Alfabetização; Alfabetização com Método Boquinhas; Alfabetização para crianças autistas; Neurociência do Desenvolvimento Infantil; Funções Executivas; Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Formação em Educação e Inteligência Emocional. Experiência clínica no atendimento de crianças com transtornos e dificuldades de aprendizagem.

Como você pode entrar em contato conosco

Rua São Caetano, 1041 - Centro
São Leopoldo/RS
Converse no Whats