O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO (AT) NO ESPAÇO DOM QUIXOTE
Além dos atendimentos realizados no Espaço Dom Quixote, em alguns casos é importante potencializar e reproduzir o tratamento da criança dentro do seu ambiente natural, seja na escola ou em sua própria casa.
Assim, o/a acompanhante terapêutico/a (AT) vai reproduzir nesses ambientes um programa com a criança, de acordo com a supervisão da profissional que já a atende na clínica.
As supervisões acontecem semanalmente com o objetivo de discutir o Plano de Intervenção da criança/adolescente, estudar e refletir sobre o caso.
A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO (AT)
A acompanhante terapêutica (AT) vai até a casa ou a escola, afim de estimular a criança com exercícios, atividades, lições e tarefas, com muita motivação, de um jeito lúdico e prazeroso, através de um programa supervisionado pela profissional que já atende a criança na clínica.
Assim, fazendo com que a criança consiga aprender mais rapidamente, ampliando o repertório de comportamentos positivos e diminuindo as barreiras que mantêm os comportamentos negativos.
PROFISSIONAIS QUE REALIZAM O AT
José Augusto Morais - Acompanhante Terapêutico
Graduando de Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Curso de Implementador ABA - CBI Miami
Jornada de Terapias Cognitivas e Comportamentais
Experiência como Acompanhante Terapêutico e Aplicador ABA
Lorrani Staudt Silveira – Acompanhante Terapêutica
Graduanda do 7º semestre de Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Formação em Acompanhante Terapêutico (A.T.) – Instituto Singular
Experiência como Estagiária na Escola Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer
Estágio curricular no CAPS AD III – Travessia
Mariana da Silva Alves - Acompanhante Terapêutica
Formação em Magistério (2022).
Graduanda de Pedagogia (UNISINOS).
Formação em Acompanhante Terapêutica (A.T.) - Instituto Singular
Experiência como monitora de inclusão na Educação Infantil e Anos Iniciais em escolas particulares.
Vanessa Marcos - Acompanhante Terapêutica
Formação em Magistério (2015).
Graduanda de Psicopedagogia (Universidade Cruzeiro do Sul).
Cursos: "O contexto familiar e social da criança e do adolescente com TEA". "Comunicação não-violenta, criatividade e ludicidade". "Família Pós-Moderna". "O lúdico na Educação Infantil".
Formação em Acompanhante Terapêutica (A.T.) - Instituto Singular
Experiência como professora de Educação Infantil.