Sempre há muita preocupação com relação ao processo de aprendizagem das crianças, situação bastante verificada entre os pais com crianças em fase de alfabetização. A dúvida “será que meu filho vai aprender a ler e escrever?” já preocupa os pais desde o início do ano.
É importante ressaltar que o processo de aquisição da linguagem escrita é lento e o tempo de cada criança deve ser respeitado. Ansiedade em demasia só atrapalha o desenvolvimento da aprendizagem.
Mas de que maneira os pais podem auxiliar nesta etapa?
Sabe-se que a leitura é fundamentalmente aprendida na escola, mas a quantidade e o tipo de apoio que a criança recebe em casa afeta significativamente o seu progresso. Sem a preocupação dos pais em serem professores de seus filhos, eles podem através de brincadeiras estimular as crianças.
Quanto mais as crianças estiverem em um ambiente rico em informações e estímulos, melhores serão seus resultados escolares. Estimular o hábito da leitura já pode ser iniciado antes mesmo da alfabetização. Deixe ao alcance das crianças livros de histórias infantis e utilize eles nas brincadeiras. Incentive seu filho a folhear os livros e a imaginar as histórias sem precisar ler, chame a atenção para as imagens e indague a criança sobre o que está acontecendo e o que pode acontecer a partir de uma determinada gravura. Conte histórias e peça que seu filho as repita, faça perguntas a respeito dos personagens. Crie novas histórias a partir de uma já conhecida.
A estimulação do diálogo, da construção de frases, da intenção de se comunicar é muito importante para o desenvolvimento da aprendizagem. Estimule a linguagem oral de seu filho de uma maneira geral. Alguns sinais de dificuldade de linguagem como vocabulário pobre e sem variedade, frases muito simples e trocas na fala podem ser indicativos de dificuldades de aprendizagem futuras.
Não se esqueça que a criança é fortemente estimulada pelo ambiente, se ela vê o pai ou a mãe lendo o jornal, um livro ou revista, ela se interessará mais pela leitura. Não transmita preocupações para seus filhos, mostre o mundo das letras e viva junto com seu filho esta etapa tão fascinante do desenvolvimento da aprendizagem.
Fernanda Helena Kley
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote