Existem frases e expressões que ficaram comuns entre as pessoas, tais como: “ Eu não aguento mais! ”; “Está muito difícil! ”; “ Essa criança não sabe fazer! ”; “Ele (a) não aprende! ”; entre outras...
Estamos em um longo período de pandemia, com trabalho home office, aulas online e todos com aumento de tarefas. Sendo assim, percebe-se que as pessoas se encontram cansadas e sem tempo para realizar as tarefas.
Antes da pandemia estávamos com as nossas vidas organizadas, apesar de toda correria do dia a dia. Atualmente, temos outra organização e precisamos deixar a nossa rotina bem organizada para conseguirmos administrar tudo que o momento nos exige. Uma rotina que inclui horário de trabalho, estudos e lazer.
As crianças encontram-se num momento riquíssimo da fase do desenvolvimento, onde a curiosidade, a energia e a imaginação precisam ser estimuladas e trabalhadas. Com a ausência da escola presencialmente e a limitação de contatos sociais, a casa é o único local que pode favorecer e desenvolver habilidades para os conhecimentos formais.
E o psicopedagogo é o profissional que pode auxiliar os estudantes e pais neste momento, visto que, no atendimento individual, por vídeo chamada ou presencial, respeitando todos os cuidados, consegue pensar na individualidade e particularidade de cada sujeito e organizar um plano de aprendizagem. Assim como pensar na organização da rotina de estudos e da realização das tarefas.
Estamos aqui para auxiliar a enfrentar este período delicado com boas conquistas sociais, pessoais e de conhecimentos. Este período deve nos favorecer aprendizagens prazerosas e significativas, para que quando retornarmos a rotina estejamos mais fortes e preparados para os desafios pós pandemia.
Vamos juntos construir uma rotina “gostosa” para enfrentarmos a pandemia e todas as adversidades do momento!
Alexsandra Leal
Psicopedagoga Do Espaço Dom Quixote