Manifestações emocionais da pandemia em crianças e adolescentes

Manifestações emocionais da pandemia em crianças e adolescentes

A pandemia e o prolongamento do isolamento e distanciamento social podem   produzir diferentes tipos de manifestações emocionais em crianças e adolescentes. Em algumas crianças e adolescentes, podem aparecer manifestações que são a intensificação de expressões pré-pandêmicas comuns; em outros, as expressões podem ser novas e causar estranhamento para si próprios e para os adultos de referência.

Em alguns crianças e adolescentes a situação atual produziu uma "Anestesia", quando se mostram não querendo fazer coisas que talvez gostassem. Eles podem se manifestar indiferentes, que “não se importam” em cumprir ou não uma tarefa ou em serem repreendidos por alguma coisa. Eles podem ter momentos de apatia, tédio e falta de energia, nos quais parece que nada gera entusiasmo, que não encontram prazer nas coisas em que encontraram antes, como brincar com seus irmãos, passear de bicicleta, conversar com amigos. Esta manifestação é mais comum em meninas e meninos a partir dos 9 ou 10 anos de idade. É importante criar espaços de escuta para colocar em jogo novos desejos e projetos.

Algumas crianças e adolescentes também podem ter momentos de raiva intensa, durante o qual eles gritam, insultam e até quebram alguma coisa. Isso pode acontecer em situações de incompatibilidades mínimas entre o que acontece e o que eles esperam que aconteça. Parece que coisas pequenas os levam a se descontrolar. Na verdade, eles estão mostrando como estão se sentindo nesse momento de perdas, restrições e angústia. Esses episódios não se resolvem com punições. O importante é que sintam que os compreendemos, que acolhemos a sua raiva, e propor alternativas para canalizá-lo sem prejudicar a si ou aos outros pessoas. Não se trata de permitir que eles batam, insultem ou quebrem coisas, mas de mostrar-lhes que nós adultos, entendemos o que acontece com eles.

 

*texto fundamentado em Guía de Impacto Mental en Pandemia

 

Janeiro Branco quem cuida da mente cuida da Vida!

 

22 de Janeiro de 2021

Compartilhar

Como você pode entrar em contato conosco

Rua São Caetano, 1041 - Centro
São Leopoldo/RS
Converse no Whats