Nos anos iniciais do Ensino Fundamental um dos maiores objetivos escolares é sem dúvida a alfabetização, boa parte das atividades preparadas é pensando no aprendizado das letras. Após a fase inicial em que é trabalhoso para as crianças decodificarem sílaba por sílaba, elas vão conseguindo mais facilmente as palavras e aos poucos vão ganhando fluência na leitura. Sabe-se que quem lê muito devagar fica com a compreensão do que está lendo prejudicada.
Para se tornarem leitores fluentes, em primeiro lugar as crianças devem ter acesso a diferentes tipos de leitura. Ler os livros da biblioteca da escola indicados para a faixa etária em que se encontram, mas também perceberem o papel da leitura nas nossas vidas lendo placas, outdoors, folhetos, jornais, revistas. Observar os pais lendo e ter em casa um horário para leitura, ajuda a perceber o quanto a descoberta dos livros é prazerosa. Na maioria dos casos o hábito de leitura por si só já vai auxiliando no aumento da velocidade de leitura.
Mas também é comum vermos casos de crianças e até adolescentes que não conseguem avançar nesta etapa. Lêem pouco, ainda com algumas dificuldades e mantêm uma velocidade de leitura ainda baixa. Nestes casos existem algumas dicas e atividades que desafiam o leitor a melhorar:
- escreverfrasessemsepararaspalavrasfazcomquetenhamosqueprestarmaisatençãoequandoestiv
ercorretoserámaisfácil.
-trocxr umx letrx específicx por outrx txmbém xjudx x xcessxrmos x pxlxvrx mxis rxpidxmente.
-o m_smo val_ p_r_ fras_s _m q_e de_xam_s l_tr_s falt_ando.
O que se espera com estas atividades é estimular o acesso direto às palavras, esta modalidade de leitura chama-se rota lexical, em que a palavra “salta” aos olhos no momento da leitura e não é mais preciso o trabalho de decodificar sílaba por sílaba. Quando se atinge este nível, a leitura avança rapidamente e começa a ser mais prazeroso o hábito da leitura.
Fernanda Helena Kley Garcia
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote