COMO O PROFESSOR PODE AJUDAR A IDENTIFICAR TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA?

COMO O PROFESSOR PODE AJUDAR A IDENTIFICAR TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA?

Os transtornos de aprendizagem podem ser definidos como dificuldades persistentes em uma habilidade acadêmica básica – leitura, escrita, ou matemática –  que tem início durante os anos de educação formal (DSM-5). Esses transtornos acarretam em prejuízo significativo na funcionalidade e no desempenho escolar, e as dificuldades não podem ser melhor explicadas por outros fatores – como deficiências sensoriais ou intelectuais.

Por se tratarem de dificuldades acadêmicas, a demanda pela avaliação e intervenção geralmente partem da escola, e por isso o professor tem um papel crucial na identificação de tais transtornos. Como o professor tem a possibilidade de comparar o desempenho de diversos estudantes, torna-se mais fácil para ele identificar aqueles que estão aquém ao esperado.

O primeiro passo para a identificação de um transtorno de aprendizagem é conhecê-los. Abaixo estão descritos alguns sintomas comuns presentes nos distintos transtornos de aprendizagem.

Dificuldades na leitura

Dificuldades na escrita

Dificuldades na matemática

Além das dificuldades específicas de aprendizagem, é comum que o professor se depare com crianças que apresentem outros transtornos do desenvolvimento. Dentre eles, a Deficiência Intelectual e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade estão entre os mais frequentes. O quadro abaixo apresenta uma caracterização geral de cada um desses transtornos, segundo os critérios estabelecidos pelo DSM-5.

Deficiência Intelectual (DI)

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Ao conhecer os sintomas comuns aos transtornos de aprendizagem, Deficiência Intelectual e TDAH, o professor é capaz de identificar aquelas crianças que apresentam perfil similar a esses transtornos e encaminhar a criança para uma avaliação mais pormenorizada.

Embora a função do professor não seja a de diagnosticar a criança, a identificação precoce dos sintomas facilita o estabelecimento da melhor intervenção para cada caso, e auxilia no aprendizado adequado de cada criança, respeitando suas diferenças.

Texto escrito por:
Isabela Sallum – Psicóloga/ Mestre em Biologia Molecular – UFMG

Colaboração

Psicopedagoga Janete Cristiane Petry

26 de Julho de 2019

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