Aprendizagens e a primeira infância

Aprendizagens e a primeira infância

O ser humano tem, segundo a neurociência, fases no desenvolvimento, tais como: primeira infância (0 a 6 anos), segunda infância (7 a 11 anos), adolescência (12 a 21 anos), vida adulta (22 a 59 anos) e terceira idade (60 anos em diante). Podemos encontrar informações com pequenas variações, mas as fases do desenvolvimento ficam próximas dessas idades.

Para a Psicopedagogia, em todas as fases do desenvolvimento o ser humano está em processo de aprendizagem. Nascemos aprendendo e seguimos até o final de nossas vidas. Entretanto, na primeira infância, segundo a neurociência, é a fase mais significativa quanto as aprendizagens. Este período representa o período em que o cérebro está mais aberto e absorve mais aprendizagens novas e significativas. Conhecido como a plasticidade cerebral.

Nesta fase as estimulações, relações e aprendizagens serão importantes para a formação do ser humano. Um bebê busca naturalmente interagir com o adulto através de balbucios, expressões faciais e movimentos. O adulto lhe responde de forma semelhante, dando significado ao que está sendo feito. Não havendo retorno nesta comunicação, pode se estruturar dificuldades tanto na aprendizagem quanto de comportamento que serão observadas no decorrer dos anos.

Portanto, todas as influências dadas e recebidas na primeira infância são de extrema importância no processo de desenvolvimento do ser humano e serão percebidas durante toda vida. E os pais, cuidadores e familiares tem importante participação no desenvolvimento da mesma.

Alexsandra Leal

Psicopedagoga

30 de Agosto de 2019

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