A principal forma de aprendizado das crianças é por meio de atividades lúdicas, brincadeiras. A importância do brincar na terapêutica fonoaudiológica e de outras áreas está no fato de as brincadeiras serem momentos de aprendizado para situações da vida, além de gerar mecanismos essenciais para seu desenvolvimento, social e cognitivo.
Ao longo da brincadeira, a criança passa a experimentar a troca de papéis, compreendendo a si e ao outro, também torna-se capaz de se colocar no lugar do outro, o que contribui no aprendizado de como se portar socialmente. Neste momento também acontecem situações de conflito e desavenças, o que permite que a criança vivencie a frustração, trabalhando sua resiliência e aprenda a expor seus sentimentos e emoções de forma adequada e em um ambiente seguro.
A brincadeira também é um momento de entender e respeitar regras, habilidade necessária até a vida adulta. Além disso, ajuda no desenvolvimento de habilidades atencionais, de criatividade, memória e raciocínio lógico, e é um ótimo momento a ser aproveitado em família de forma leve.
Mariana Müller da Cruz, fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
marianafono@espacodomquixote.com