Feliz dia das mães

Feliz dia das mães

O desejo de ter um filho implica em criar expectativas, que no decorrer da gravidez e nascimento, pode ou não abraçar o que idealizamos. Por isso esteja preparada para passar por alguns lutos ao longo desta caminhada, estes sentimentos nos acompanham sempre e se não elaborados, vão nos seguindo e podem interferir negativamente na relação com o bebê. Escrito isso, eu tive que sair do pedestal de achar que estava tudo pronto para a chegada da minha filha e ir para o lugar de aprendiz, onde me coloquei como uma tela em branco e a autora deste quadro seria a minha bebê. Isso é, esquecer o mundo exterior e me conectar apenas com o ser mais magnífico do mundo que está nos meus braços e com isso, ao mesmo tempo, me sentir cuidada. A filha que eu era antes anda junto com a mãe que me tornei, tudo aos poucos vai encontrando seus novos lugares e proporções na minha vida, sem correria, com muito amor e o furacão que este acontecimento é, virou uma leve brisa, muito boa de ser sentida.

Com o passar dos dias, observo que a minha filha cresce, cresce e cresce. Não há espaço para celulares, visitas desnecessárias, apenas me dei ao luxo de curtir este crescimento olhando para  cada segundo que passa por mim.  Acompanhei uma garotinha que não sabia nem respirar direito e isso assustava bastante, mas confiei nela e ela me acalmou, tudo foi se encaixando, melhorando e com isso  o tempo continua voando.

Ser mãe não é fácil, nos cobramos muito o tempo todo, são muitas transformações em pouco tempo. Não temos que lidar só com a chegada do filho, tem a família, os amigos, o trabalho, a expectativa do outro, nossa! Os ombros e a barriga pesaram, mas hoje tudo ficou mais leve, mesmo me tornando mãe em uma época excepcional de pandemia e isolamento social, onde quem amamos está perdendo este crescimento fenomenal e único e em alguns momentos uma simples roupa que seria usada em uma ocasião especial já não serve mais e nunca foi usada passa a ter um significado.

Um mês, dois, três, a largada foi dada e não para mais. Em alguns momentos só queremos que a cena congele em um acontecimento ou todos! Assim como minha mãe me acompanha até hoje, espero que minha filha queira me acompanhar na jornada da vida, já sei que ela é para o mundo e eu desejo profundamente que ela tenha muitas conquistas. Neste momento, apenas aproveito nossos dias em casa, fazendo visitas aos avós e tios através da janela do carro, retornando ao trabalho direto de casa e como plano de fundo às vezes consigo ouvir um choro ou uma boa gargalhada. A vida é feita de ciclos, este de longe é o mais assustador e o mais prazeroso que procuro viver plenamente.

Feliz dia das mães a todas (os) que se sentem mães.

Fernanda Rizzardo, filha da Valdirene e mãe da Elisabetha.

08 de Maio de 2020

Compartilhar

Como você pode entrar em contato conosco

Rua São Caetano, 1041 - Centro
São Leopoldo/RS
Converse no Whats