Mais do que nunca estamos em um momento em que precisamos conversar! A vida nos fez parar e retornar aos nossos lares para buscar conforto e respostas. Que ótima oportunidade para colocarmos os papos em dia!
Desde cedo é importante estimular seu filho a conversar sobre seu cotidiano e os assuntos de seu interesse. Quanto mais a criança tiver oportunidades de usar sua expressão verbal, mais organização linguística ela terá e desenvolverá recursos para se fazer entender e colocar seus pontos de vista.
Sempre que seu filho quiser conversar, preste atenção e dê valor ao assunto, não importa se ele está falando sobre dinossauros, bonecas, jogo ou vídeo, faça perguntas e argumente com ele. Você pode se surpreender com tudo que seu filho sabe.
Também é importante trazer os assuntos da realidade, explicar de maneira mais simples os acontecimentos do mundo, ajudando as crianças a terem um conhecimento geral do que acontece e a usarem o senso crítico com essas informações.
Se o momento pede que a gente se volte ao nosso interior, vamos resgatar velhos hábitos, estreitar relações entre pais e filhos e ter uma boa conversa!
Fernanda Helena Kley Garcia
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote