O brincar para Vygotsky
Vygotsky foi um psicólogo com importantes estudos sobre o desenvolvimento intelectual das crianças. Nos estudos desenvolvidos, Vygotsky destaca a contribuição das interações sociais para o desenvolvimento. E, como aspecto respeitável para e na interação social encontra-se o brincar.
A partir dos seus estudos Vygotsky explica sobre o brincar na infância. Pensamos um pouco sobre as suas colocações:
* no decorrer da primeira fase, a criança começa a se distanciar do seu primeiro meio social que é representado pela mãe e começa a falar, andar e se mover em volta. Nesta fase, o ambiente a alcança por meio do adulto. Este período estende-se até os 7 anos.
* a segunda fase é caracterizada pela imitação. A criança copia os modelos dos adultos.
* a terceira fase é marcada pelas convenções que surgem de regras e ações associadas a estas regras. Para o desenvolvimento da criança este é um grande avanço. Esta fase exige um grau maior de socialização, para que surjam novas soluções.
A brincadeira é insubstituível, desde a primeira fase, para a aquisição de habilidades e hábitos sociais. Uma das características principais do brinquedo é a motivação que ele proporciona para a criação do mundo imaginário vital para o desenvolvimento global do ser humano. É a partir do brinquedo que a criança aprende a agir. A criação de uma situação imaginária pode ser um caminho para desenvolver o abstrato e, portanto, um fato fundamental para a idade escolar e do desenvolvimento.
Através da brincadeira a criança adquire experiências, destas quais são de suma importância para a vida infantil e adulta. Tais experiências auxiliam na compreensão e vivências da vida real. Portanto, deixe as crianças brincar e brinquem com elas.
Referência Bibliográfica
Vigotski, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Contribuição da Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote, Alexsandra Leal